Escolha uma Página

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA SALGADA

GABINETE DO PREFEITO


LEI Nº 396/2023 – GP

Dispõe sobre a criação de cargos públicos, fixa seus respectivos vencimentos, estabelece a carga horária, e dá outras providencias.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE LAGOA SALGADA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Orgânica do Município e na Constituição Federal, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eusanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1º.Ficam criados os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS), atividades públicas a serem executadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais passam a integrar o quando de pessoal da administração direta do Município de Lagoa Salgada/RN, nos termos estabelecidos nesta lei.

Parágrafo Primeiro: o provimento dos cargos criados por esta lei será mediante aprovação em concurso público, ficando o Município autorizado a realizar o concurso quando viável.

Parágrafo segundo: enquanto não realizado o concurso a que se refere o parágrafo anterior, o preenchimento das vagas se dará por meio de processo seletivo simplificado.

Parágrafo terceiro: o quantitativo de cargos ora criado é de 02 (duas) vagas.

Art. 2º. Os cargos públicos criados por esta Lei Complementar submetem-se ao regime jurídico único (RJU) dos servidores municipais, com jornada de 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais.

Art. 3º – Os cargos criados por esta Lei Complementar possuem as seguintes atribuições:

I – São atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde, entre outras, com as seguintes:

 

a) trabalhar com adscrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida ecadastrar todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informaçãoda Atenção Primária vigente, utilizando-os de forma sistemática, com apoio da equipe, para aanálise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais,demográficas e epidemiológicas do território e priorizando as situações a serem acompanhadasno planejamento local;

b) utilizar instrumentos para a coleta de informações que apoiem no diagnósticodemográfico e sociocultural da comunidade;

c) registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, osdados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético;

d) desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e apopulação adscrita à US, considerando as características e as finalidades do trabalho deacompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades;

e) informar os usuários sobre datas e horários de consultas e exames agendados; e

f) participar dos processos de regulação a partir da Atenção Primária paraacompanhamento das necessidades dos usuários no que diz respeito a agendamentos oudesistências de consultas e exames solicitados.

 

Art. 4º – A remuneração desses cargos é de 02 (dois) salários-mínimos, atualmente com valor nominal de R$ 2.604,00 (dois mil, seiscentos e quatro reais), além de outras vantagens previstas em lei, como adicional insalubridade etc.

Parágrafo único: para fins do disposto no caput deste artigo, o salário base será automaticamente atualizado toda vez que houver reajuste do salário-mínimo.

Art. 5º – Para fins de contratação nos termos do parágrafo segundo do art. 1º desta Lei, fica o Poder Executivo autorizado a publicar portaria com as regras do processo seletivo, observando sempre as disposições da Lei Nº 11.350/2006.

 

Art. 6º – Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrários.

 

Art. 7º – Publique-se.

 

Lagoa Salgada/RN, 17 de maio de 2023.

 

 

OSIVAN SAVIO NASCIMENTO QUEIROZ

 

Prefeito

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support