Além dos acompanhamentos com profissionais como psicólogos e psiquiatras, umas das principais formas de prevenção ao suicídio é a compreensão e o apoio familiar.
Em dez dos discursos dos meus pacientes com ideação suicida, nove relatam críticas vindo dos familiares sobre seus sinais e sintomas, e isso pode ser um fator de risco.
.
Hoje o suicídio mata mais brasileiros que doenças como câncer e aids (segundo a organização mundial de saúde- OMS). As formas de morte estão cada vez mais variadas e acessíveis.
.
As situações que levam um indivíduo a cometer suicídio, na grande maioria dos casos, estão ligadas à quadros de depressão, ansiedade generalizada e consumo excessivo de drogas.
.
É preciso que estejamos atentos a sinais como: isolamentos, automutilação, choro constante, falta de preocupação com a higiene pessoal, casos de suicídio na família, frases de conotação finita como por exemplo: “não aguento mais viver”, “preferiria estar morto”; abuso de substâncias químicas em excesso, entre outros.
.
🚨 Ao menor sinal de alerta, busque ajuda profissional e esteja disposto a compreender, cuidar e amparar. Faça-o sentir que não está sozinho, que é amado.
A probabilidade de um paciente com ideação suicida buscar ajuda sozinho é baixa, por isso a importância de um laço familiar seguro e acolhedor.
.
Em casos extremos de ideação suicida e/o tentativa de suicídio, busque a unidade mista Zuza Costa. Em casos como esse,a secretaria municipal de saúde dispõe da psicologia em critério de urgência.
.
E pra você que se percebe vivendo os sinais citados, busque ajuda, você não está só!
.
Flávia Karoline, Psicóloga.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support